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Coloque em prática 7 dicas certeiras para fidelizar seus clientes

O varejo é muito mais que um ramo de negócios. O varejo é a arte de transformar os sonhos dos clientes em realidade. A venda direta ao consumidor final, que pesquisou, analisou e sonhou com determinada compra.

Importante sempre reforçar que não existem sonhos pequenos ou grandes todos são importantes, desde reformar ou construir uma casa até a compra de um vestuário ou calçado.

Se você é do segmento do varejo com certeza concordou até aqui e vai concordar ainda mais com a afirmação: o mais difícil não é conquistar um cliente, mas, sim, fidelizá-lo.

Em um mundo competitivo onde os compradores são expostos a milhares de produtos ou serviços, quando ele se torna fiel é porque essa marca é diferenciada. Como já diz o Philip Kotler, ‘pai do marketing’, a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

Com isso, a missão de proporcionar o que há de melhor para os consumidores torna-se a estratégia fundamental para sair na frente da concorrência.

Para isso, alguns pontos precisam de atenção especial:

1- Conheça seus clientes

Não basta saber que seus consumidores são mulheres de 20 a 30 anos é preciso muito mais. Trace o perfil ideal. Humanize e conheça a fundo. Para saber mais como fazer, confira também: Persona e humanização do público-alvo.

2- Ofereça experiências

Encante o cliente proporcionando boas experiências antes, durante e depois da compra. Os comentários que ele fizer com seus amigos e familiares sobre como foi a experimentação de compra será determinante para a fidelização e conquista de novos consumidores. Exemplo, a Coca-Cola não vende refrigerante. O que a marca promove é bem-estar, é felicidade com amigos e familiares. Pense nisso!

3- Colaboradores como parceiros

O primeiro contato do cliente com a marca envolve vendedores, atendentes, ou seja, os colaboradores da empresa. Estamos em uma era que o vendedor se tornou consultor. Aquele que presta um atendimento diferenciado focado em atender as necessidades do consumidor. O foco é na satisfação.

4- Fortaleça os canais de atendimento

Ofereça canais diversos de atendimento como redes sociais, telefone, e-mail, WhastApp. Fortaleça a comunicação clara, direta e eficiente em todos os meios. O cliente precisa reconhecer a marca independentemente do canal de comunicação utilizado.

5Cuide do pós-venda

O pós-venda é tão importante quanto a venda. Acompanhe todo o processo do funil de compras do seu público, mande pesquisa de satisfação e deixe o cliente opinar sobre como foi sua experiência. Mostre que a opinião dele é importante. A partir disso, faça uma análise sincera do feedback.

6Programa de benefícios

Verifique a possibilidade de ofertas, descontos e brindes para seus compradores assíduos. Encaminhe informações sobre novos lançamentos e tendências. Mostre para seu cliente o quanto ele é valorizado. Ofereça um tratamento exclusivo e ganhe sua fidelidade.

7- Comunique suas ações

Informa seus clientes, parceiros e colaboradores das iniciativas executadas. Mais do que nunca os consumidores preferem marcas que se posicionam com solidariedade e ações em prol da sociedade. Já falamos sobre esse tema: O que os consumidores esperam das marcas em tempos de pandemia.

FICOU COM DÚVIDAS?

Sabemos que colocar todas essas dicas em prática requer planejamento. Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco para descobrir tudo que podemos fazer juntos por sua marca.

Afinal, é preciso repensar 2020 para um nova realidade.

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