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Feed do Instagram organizado: entenda e engaje seus clientes

Quando uma marca cria um perfil no Instagram é como se abrisse as portas da sua empresa para os consumidores. Por isso, é tão importante pensar em todos os detalhes. O feed é a vitrine de uma marca na rede social com o poder de atrair ou de afastar clientes.

Chegou o momento de entender o porquê um feed harmonioso é vital para o sucesso digital de uma marca. Um feed bem estruturado transmite coerência, fortalece a identidade da marca, ajuda na diferenciação da concorrência e desperta a atenção do público. Com isso, a marca conquista relevância digital, alavanca a taxa de engajamento e, consequentemente, melhora os índices de conversão de vendas de produtos e serviços.

Já deu para perceber o quanto o feed é importante para a estratégia de marketing digital de uma empresa?

Para ajudar a pensar em soluções práticas para organização do feed do Instagram, a Catarina Rocha, designer da DAAZ Comunicação, é a entrevistada especial.

Qual a importância das técnicas e ensinamentos do design para organizar o feed do Instagram?

Catarina Rocha: Acredito que não precise ir muito a fundo na teoria de design para entender a importância de manter um feed organizado. Todo local bem organizado fica mais agradável de ver ou estar, sendo mais fácil de encontrar algo que procuramos. Por exemplo, se mantemos nosso computador ordenado por pastas para cada assunto ou tema, quando vamos procurar algum arquivo, encontramos com mais facilidade. Isso pode ser aplicado a nossa casa ou ao ambiente de trabalho. 

No design utilizamos bastante o grid, que é basicamente, uma estrutura geométrica que ajuda a alinharmos elementos e a composição deles no material que produzimos. Dessa forma, o material fica “melhor” ao ser visualizado. Unindo ao grid, existe também a hierarquia de informações. É uma forma de organizar o conteúdo textual para que fique claro ao leitor o conteúdo que queremos passar. Isso, acredito eu, é aplicado em diversas produções. Ao divulgar um evento, por exemplo, as informações mais importantes são: título, data, horário, local e se será pago ou gratuito. Dentre essas informações precisamos destacar qual é a mais importante e qual é a menos. Entende? 

Com relação ao feed do Instagram não é necessário tanto conhecimento no assunto. Mas, claro, é importante, ter essas noções para ficar mais fácil de começar e manter organizado.

Quais as principais dicas para organização do feed?

Catarina Rocha: Acredito que a principal dica é encontrar uma organização que faça sentido para sua marca. No caso de organização do computador, como citei, é preciso arrumar as pastas de forma que seja fácil de encontrar o que se procura. No feed, sendo um perfil profissional, ele tem que estar organizado de forma que seja coerente com a identidade da marca e que seus clientes entendam. O ideal é que as pessoas batam o olho e já identifiquem que aquele feed pertence a determinada empresa. Com isso, é possível pensar em algumas soluções práticas:

  • Cores – utilizar uma paleta de cores nas imagens que seja a mesma utilizada na comunicação da empresa.
  • Filtros – seguindo no sentido de cores, os filtros podem ser uma solução para padronizar os cards. Podem ser os padrões que o Instagram utiliza ou pode ser criados em softwares ou apps de edição de imagens.
  • Imagens – é importante entender e definir qual a linguagem que sua empresa deseja passar. A partir daí você pode escolher por imagens de banco especializados, vetores e até mesmo desenhos. Nada impede que use as três opções. O importante é o alinhamento com a identidade da empresa.
  • Sequência de cards – em alguns casos a organização do feed pode se utilizar mais de um card para passar uma mensagem. Essa opção é muito interessante pois proporciona continuidade ao feed. Porém, isso requer bastante atenção na criação.

O que você diria para quem leu essa matéria e percebeu que precisa colocar em ordem o feed de sua empresa?

Catarina Rocha: É claro que, como tudo, é necessário prática. Pode ser que no início você encontre alguma dificuldade para organizar. Mas não desista! Logo você encontra a organização que dê certo para sua empresa. De qualquer forma existem profissionais preparados para o gerenciamento de redes sociais, como os C@maleões da DAAZ Comunicação. Qualquer dúvida, podemos ajudar.

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