Happy male office worker smiling typing message at laptop, chatting with friends, writing positive email or consulting client online. Concept of laugher, positive work atmosphere, help and assistance

7 boas práticas para a liderar equipes em home office

As relações de trabalho mudaram completamente desde o início da pandemia do novo coronavírus. O home office virou a grande alternativa para as empresas não pararem durante o período do isolamento social. No entanto, o que parecia ser apenas um plano B em meio à crise, acabou virando a nova realidade para várias marcas.

Passada a primeira fase de adaptações, muitas companhias resolveram aderir ao trabalho remoto permanentemente. Outras afirmam que irão estender o teletrabalho somente até o final de 2020, mas como ainda não há uma vacina contra o vírus, esse prazo pode ser prorrogado.

O que já se sabe é que o trabalho em regime de home office acabou trazendo muitos benefícios para empresas e seus colaboradores. O que prova, mais uma vez, que até nos momentos é possível encontrar algo positivo.

Maior qualidade de vida, mais produtividade, economia de gastos com espaços físicos, são algumas das vantagens do teletrabalho, para empresas e colaboradores.

A facilidade de fazer viodeoconferências, a comunicação rápida via aplicativos de mensagens, facilitam a interação das equipes e setores. É claro que a nova realidade também traz desafios. Manter a equipe motivada, integrada e produtiva são algumas das missões dos gestores. Além de focar na entrega dos melhores resultados para seus clientes e superiores.

OS DESAFIO DE GESTÃO EM HOME OFFICE

Para te ajudar na tarefa de gerir sua equipe remotamente, nossos C@maleões, que trabalham em home office antes mesmo dessa pandemia, separaram algumas dicas.

  • Comunicação eficaz – mais do que nunca todos os comunicados precisam ser transmitidos de forma clara, direta para todos da equipe.
  • Demandas estabelecidas – a equipe precisa ter em mente quais são as metas, prazos de cada trabalho proposto.
  • Infraestrutura – ofereça ferramentas e programas que facilitem o trabalho diário de compartilhamento de arquivos e dados. Além disso, se a empresa puder ceder materiais de escritórios, como cadeiras, que proporcionam um trabalho mais confortável e seguro, já mostra o quanto a empresa se importa com seus colaboradores.
  • Rotina estabelecida – marque com antecedências as reuniões via videochamada, respeite o horário de almoço e nunca mande mensagens após o expediente, apenas em casos de emergência. Tenha em mente que o colaborador está em home office, mas não disponível 24 horas.
  • Seja parceiro – se mostre próximo da sua equipe, esteja aberto para conversas particulares para esclarecer dúvidas, inquietações. Esteja aberto para ouvir as pessoas.
  • Mantenha a motivação – se empenhe em manter sua equipe unida e motivada. Mostre que a distância física não é empecilho para o companheirismo de trabalho, para um meme ao final do expediente ou uma figurinha de agradecimento pelo dia produtivo e feliz.
  • Empresa integrada – o sucesso para o home office depende que todos os setores da empresa estejam interligados. Converse com as demais áreas e busque compartilhar o que se passa na sua equipe. Visando sempre o aperfeiçoamento do trabalho e dos resultados.

NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO

O trabalho permanente em home office não significa que as pessoas nunca mais irão se encontrar. Tenha em mente que os escritórios serão novos ambientes de socialização.

Quando o isolamento social terminar será possível alugar espaços para encontros de equipes, formações, reuniões e confraternizações.

O sucesso desses eventos irá depender de como o trabalho remoto será gerido. Trabalhar em casa traz inúmeras vantagens, mas nada supera a satisfação de encontrar pessoalmente os colegas, abraçar, jogar conversa fora e celebrar as conquistas.

Pense nisso e boa sorte nessa nova etapa de sua vida profissional.

CONTE CONOSCO

Se quiser bater um papo com a DAAZ Comunicação para saber como a agência pode colaborar com a nova fase da sua empresa, entre contato aqui.

LEIA TAMBÉM:

Coloque em prática 7 dicas certeiras para fidelizar seus clientes

A importância da comunicação interna para sua empresa

É preciso repensar 2020 para uma nova realidade

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email