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10 estratégias para conquistar clientes com o WhatsApp Business

Há muito tempo o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo para conversas entre familiares e amigos. O mensageiro já ultrapassa a marca de 2 bilhões de usuários no mundo. No Brasil, foi o mais usado pela população em 2019, segundo pesquisa de monitoramento da App Annie.

Com 11 anos de existência, o favorito dos brasileiros chega à maturidade com o WhatsApp Business.

Incluir o WhatsApp Business no plano estratégico de comunicação é uma forma assertiva de estreitar o relacionamento com os clientes por inúmeros fatores. O público já usa o aplicativo no seu dia a dia e tende a estar mais disposto a receber ofertas, promoções e novidades pelo mensageiro, a comunicação acontece de forma pessoal e a agilidade na comunicação é o que facilita a interação.

Outras vantagens da comunicação via WhatsApp Business é o afunilamento do público-alvo com a classificação em listas especificas, criação de conteúdo interativos e relevantes como textos, fotos, gifs, figurinhas e vídeos e a facilidade e praticidade de abordar o cliente em qualquer lugar onde ele esteja.

O WhatsApp Business ainda é democrático do ponto de vista que pode ser incorporado por microempreendedores e empresas de qualquer porte, tudo vai depender da estratégia traçada.

Para te ajudar a pensar em como incluir ou melhorar a comunicação da sua marca com seus clientes via aplicativo de mensagens, a DAAZ Comunicação separou algumas dicas práticas.

10 dicas para planejar a comunicação da sua marca com o WhatsApp Business

  • Somente adicione o cliente se ele concordar: ao disponibilizar um cadastro ou atendimento presencial, questione se o cliente deseja receber mensagens por WhatsApp.
  • Envie mensagens criativas: aproveite todos os recursos dispositivo no aplicativo e surpreenda seu cliente.
  • Objetividade e clareza: seja direto e transparente com todas as informações, não deixe margem para duplo sentido.
  • Administre as expectativas: por WhatsApp o usuário espera ser respondido com agilidade, afinal é um aplicativo de conversa. Programe mensagens automáticas com o horário de atendimento. Nunca deixe o cliente sem resposta.
  • Fortalece a identidade da marca: é importante que o cliente reconheça sua marca. Mantenha o mesmo tom de comunicação utilizado nas demais redes sociais, além da comunicação visual nos conteúdos multimídia.
  • Antes, durante e depois: tenha em mente que o WhatsApp não é apenas para vender produtos ou serviço, ele deve ser usado também para esclarecer dúvidas e prestar o atendimento do pós-venda.
  • Ofereça exclusividade: use o potencial do aplicativo para oferecer vendas exclusivas e promoções. Mostre ao cliente que é vantajoso manter a loja adicionada entre os contatos.
  • Vá além do esperado: ofereça conteúdo relevantes que tenham relação com o seu negócio ou com o momento atual da sociedade. Exemplo: durante uma crise de saúde pública, envie conteúdos com dicas de proteção. Reforce os valores da marca de forma simples e eficiente.
  • Crie atualizações de Status: use o espaço para chamar a atenção, adicione links curtos e personalizados, para direcionar o cliente para uma landing page específica.
  • Feedbacks: use a facilidade do aplicativo para enviar pesquisa de opinião sobre os produtos ou serviços oferecidos.

CONTE CONOSCO

A criação de companhas de comunicação, estratégias e ações para redes sociais, inclusive o WhatsApp Business, são algumas das expertises dos C@maleões da DAAZ Comunicação.

Para descobrir tudo que podemos fazer juntos por sua marca, entre em contato conosco.

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