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Descubra como atender e vender mais com o WhatsApp Business

Ao mesmo tempo, em que muitas lojas tiveram que abaixar as portas devido à quarentena, mensagens do tipo: “Estamos atendendo por WhatsApp” ganharam às ruas e as redes sociais.

A estratégia de incluir o atendimento pelo mensageiro é algo que deve continuar no Brasil pós-pandemia. Isso porque, 90% dos brasileiros usam o WhatsApp para enviar mensagens de texto,  81% se comunicam por áudio, 67% utilizam a chamada de voz, enquanto 50% publicam e visualizam stories através do Status, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Mensageria no Brasil – Janeiro de 2020.

O estudo mostra o quanto o “zap” já está incorporado no dia a dia dos brasileiros.  Não à toa “zap” virou até mote de campanha de uma grande rede varejista, que colocou vendedores em home office à disposição dos clientes via aplicativo.

Todo esse trabalho de atender e vender via WhatsApp Business é o aperfeiçoamento do atendimento personalizado ao cliente. A marca disponibiliza vendedores para esclarecer dúvidas, efetuar a venda e seguir com o pós-venda.

Oferecer ofertas exclusivas para as compras concluídas pelo atendimento do aplicativo, também é outra estratégia para iniciar conversas e fidelizar o cliente.

Além disso, desenvolver esse tipo de relacionamento digital com o cliente ajuda a reforçar os valores da marca, que deve zelar pela segurança e bem-estar de clientes, colaboradores e apoiar as medidas prevenção que beneficiam toda a sociedade.

Agora que já deu para entender o quanto o WhatsApp Business potencializa o bom desempenho de um negócio, vamos falar das ferramentas que tornam o atendimento mais fácil e ajudam a atender e vender mais.

· Conta comercial com localização do negócio

Com o perfil profissional é possível incluir todas as informações de interesse da marca para deixar o contato mais confiável como: endereço, horário de atendimento, site e e-mail.

· Catálogo de produtos

A conta comercial permite a criação de catálogos de produtos e serviços. Para isso, basta cadastrar os produtos separadamente com fotos, preço e descrição e link para cada item.

· Mensagem automáticas

Esse recurso permite a criação de mensagens estratégicas para o bom relacionamento com o cliente como: mensagens de saudação, ausência, agradecimento, para que o cliente nunca fique sem um retorno. É possível agendar horários de envio e personalizar cada mensagem.

· Respostas rápidas

Essa função ajuda na agilidade da conversa com os atalhos que facilitam o envio das mensagens. Respostas rápidas como: obrigado, estou à disposição, ajudam a otimizar o trabalho de atendimento personalizado.

· Etiquetas para organizar conversas

As etiquetas coloridas ajudam a organizar as conversas. É possível classificar cada cliente e identificar mais rapidamente o histórico das conversas. Por exemplo, etiquetas verdes para clientes da loja, etiquetas laranja para potenciais clientes.

· Conferir dados

O WhatsApp Business oferece relatórios de performance das conversas realizadas com os clientes. Dados de mensagens enviadas, entregues, lidas, quantidade de contatos recebidos, estão disponíveis. As estatísticas ajudam a avaliar os resultados das campanhas e a aperfeiçoar a comunicação.

CONTE CONOSCO

A criação de companhas de comunicação, estratégias e ações para redes sociais, inclusive o WhatsApp Business, são algumas das expertises dos C@maleões da DAAZ Comunicação.

Para descobrir tudo que podemos fazer juntos pela sua marca, entre em contato conosco.

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