Antonio Lavareda

Cientista Político – e Diretor-Presidente da MCI-Estratégia / Presidente do Conselho Científico do IPESPE – Instituto de Pesquisas / Fundador do NeuroLab – Laboratório de Neurociência Aplicada / Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE.

Antonio Lavareda é Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e Mestre em Sociologia (UFPE). É autor de 11 livros. Coautor de “Neuropropaganda de A a Z” (2016), Coorganizador de “A lógica das Eleições Municipais” (2016), “Voto e Estratégia de Comunicação Política na América Latina” (2015) e “Como o Eleitor Escolhe seu Prefeito: Campanha e Voto nas Eleições Municipais” (2011). Autor, dentre outros, de “Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais” (2009) e “Democracia nas Urnas” (1999).

Entre seus livros, figura a mais abrangente análise dos partidos e eleições na IV República Brasileira (1945–1964) – Democracia nas Urnas (1ªed. 1991, 2ªed. 1999, 3ªed. 2012), obra de referência nos cursos universitários que abordam esse período.

Participou, como coordenador ou consultor de estratégia de 91 campanhas majoritárias (Presidentes / Governadores / Senadores / Prefeitos) em todo o país, tendo trabalhado também em Portugal e na Bolívia.

É pioneiro, no Brasil, nos estudos teóricos e na utilização de ferramentas de Neuropolítica.

Apresenta um programa de televisão, o “Ponto a Ponto”, dedicado às pesquisas de opinião pública, juntamente com a jornalista Mônica Bergamo, na BandNews TV. Também é colunista da rádio BandNews FM.